18.6.10

Foi pro chão e caiu!

Nesse momento de Copa do Mundo no qual a TV só passa os jogos, todos os programas falam sobre futebol, os comerciais são relacionados ao futebol, o Trend Topics mundial é “Cala a boca Galvão” e até em minhas aulas os exemplos são sobre futebol, nada mais correto do que jogar lenha na fogueira e escrever um tópico sobre jogos de futebol virtuais.

Tenho que ser bem honesta, nunca foi fã de games de futebol, sempre preferi jogar ao vivo e a cores, não vejo emoção em fazer gol apertando A, ou 4, ou X, ou bolinha sei lá. O único game que eu realmente joguei, e por muito tempo, foi o International Superstar Soccer do 64, que sumiu misteriosamente da casa de um primo meu, mas enfim... continuando...


É claro que os jogos dessa geração, PES (Pro Evolution Soccer) 2010 e Fifa 10, são outro mundo em comparação com os que eu jogava. As mecânicas, apesar de ainda terem seus problemas travosos, evoluíram incrivelmente, dando uma liberdade extraordinária aos jogadores. Os gráficos deixaram de lado aquelas maravilhosas cenas que a bola aparecia nos luares mais bizarros sem termos feito nada de especial. Os personagens são de extrema realidade, e personificam as qualidades, e os defeitos, dos jogadores reais a uma perfeição extrema. E há sempre a grande vantagem de não termos de ouvir a magnífica narração do excelentíssimo Sr. Carlos Eduardo dos Santos Galvão Bueno no nosso pé do ouvido.





Hoje esses dois títulos concorrem ávidos pelo maior número de seguidores possíveis, e o debate entre suas qualidades é infindável. Os fãs defendem seu favorito com unhas e dentes. Alguns afirmam que a física de Fifa é melhor, mas que o PES possui a jogabilidade mais rápida e fluida. Apesar dos gráficos do PES terem melhorado consideravelmente, os do Fifa ainda são mais fiéis, e este título ainda tem posse de grande parte das licenças mundiais das diversas competições, o que o torna mais atrativo. E assim segue a disputa...
Bom, minha opinião é bem tendenciosa, não me interesso por nenhum dos dois, mas... e a sua?

p.s.: O título é uma das maravilhosas pérolas de Galvão Bueno.

1 comment:

Luis Sick said...

eu sou fã do FIFA desde o fifa 96 pra Snes. Era o melhor jogo mesmo qdo depois surgiu o Super Star Soccer com o seu craque "Allejo".

O PES pra mim eh o tipico jogo de maceteiro, hardcore gamer. So faltou comentar aqueles hackeamentos tipo Brazukas, que canalhisse!