9.2.10

Herlock Sholmes?!?!



Maurice Leblanc criou o melhor e mais famoso ladrão, Arsène Lupin. Uma das façanhas deste famoso malandro foi desbancar o mundialmente conhecido detetive londrino residente em Baker Street, Herlock Sholmes. Tudo bem tributo entendido, agora nos perguntamos: o que esperar do novo filme “Sherlock Holmes”? Uma homenagem também! O filme tem uma fotografia maravilhosa, cenas de ações incríveis, e um roteiro digno de Sir Arthur Conan Doyle, mas os fãs da série de livros, muita atenção, este filme não é uma adaptação de nenhum livro, vocês não irão ver o alto e magro Holmes (porque quem já viu o cartaz sabe que o protagonista é o Robert Downey Jr.), Guy Ritchie colocou nas telas sua visão do famoso detetive.

Contudo, é verdade que Downey tem todo o sarcasmo e cinismo de Holmes dentro de si, o que nos faz reconhecer nas telas o detetive dos livros. As sacadas inteligentes, os momentos de explicação do raciocínio lógico utilizado estão no roteiro. É claro que, como em todo filme de Ritchie, a pancadaria rola solta, e tudo bem que sabemos que Holmes já foi boxeador e Watson era militar, mas precisava mesmo??? A cena da luta de boxe é incrível, mas desde quando ele era um lutador nos dias de folga? O cara usava cocaína ou morfina quando não tinha nenhum enigma e não exercício físico. Mas deixando o momento de revolta de lado, o grande truque para alguém que já leu todos os livros de Doyle e quer ir ver o filme é: esqueça os detalhes que você leu nos livros e pense em Snatch ou RocknRolla, filmes com roteiros divertidos e inteligentes, cenas de ações rápidas, violentas e bem feitas, e você conseguirá se divertir e reconhecer a essência de Doyle por trás das cenas. Muito do que conhecemos e amamos está lá, as sacadas brilhantes, o sarcasmo, o cinismo, as deduções e até um arquiinimigo que nos deixa um gostinho de quero mais para o segundo filme já a caminho.

E depois de ter reclamado e elogiado tudo que ainda posso dizer é: elementar meus caros leitores que verei o filme novamente.

P.s: Ah! Não esperem ouvir essa frase também, ela não esta no roteiro.

1 comment:

Karla Dantas said...

Eu nunca li um livro de Sherlock, mas achei o filme muito bom!!!

Eu adoro o Robert Downey Jr :P