14.10.09

Nerd ou Geek? Afinal de contas o que eu sou?

Ser gamer praticamente me classifica como algo diferente, de um grupo social específico, mas... Qual seria ele? Qual a diferença entre um geek e um nerd?
A palavra nerd foi usada pela primeira vez em um livro do Dr.Seuss na década de 50, um dos personagens, de comportamento meio estranho, era chamado Nerd. E que outra descrição se deu aos nerds ao longo dos anos? Imagine um garoto de 15 anos, óculos, camisa de botão, e nos países mais frios, um colete de lã xadrez... tchantchantchan é a imagem de um nerd, pelo menos aquela inserida em nosso cérebros pelo cinema americano.



Mas agora falando sério, um nerd, em geral tem um QI mais elevado, é muito voltado para áreas acadêmicas, e tem uma dificuldade de adaptação social, seja por timidez  ou pelo fato de ser anti-social mesmo, normalmente não vemos nerds no shopping, nos bares, nos cafés ou nos cinemas, a não ser em lançamento de filmes de Tolkien ou George Lucas.
E o Geek onde entra nessa história?  O termo geek é bem mais antigo, mas seu sentido atual surgiu por volta da década de 90. A explosão tecnológica atraiu atenção de tantas pessoas que não se enquadravam no perfil nerd, que uma nova classe surgiu: os Geeks por tecnologia. Esse primeiro grupo, neófilos por natureza, foram atraídos principalmente pela expansão dos games, não possuem necessariamente um QI mais elevado, mas possuem maiores habilidades sociais.
Hoje, quase 20 anos depois o grupo geek ganhou tantas subclasses que fica até difícil contar-las, são geek por filmes, por música, por quadrinhos, por games, por computação, por livros e por uma infinidade mais.
A cultura geek e nerd se popularizou, antes ser chamado de geek ou nerd era ofensa, hoje até mesmo o estilo de se vestir é pop, é fashion, é moda.
Afinal de contas o que eu sou?! Já fui estudiosa, mas não sou tão a fim de estudar assim, sou meio anti-social, mas adoro um bar, então eu sou uma:
Books-Games -Movie-Series -Geek.
Égua, fala isso três vezes rápido!!!
E você o que é?



4 comments:

Dani Francisco Boyd said...

Minha mae diz que eu sou Nerd. Mas eu acho que sou normal...

Unknown said...

Bem viiiinda ao clubeeeee.
XD

Rafael Timbó said...

Developer-Web-Programmer-Soccer-Games-Food-Geek!
(Que merda)
Ae, o post ta muito bom, e muito bem escrito, mas se tu for tocar mesmo essa parada de blog, pensa em fazer um outro blog com um nome mais legal! a não ser que tu goste muito desse! Bjus

Karla Dantas said...

Eu definitivamente sou uma

Books-Board Games-Movie-Series-Geek

E com muito orgulho :P