5.3.10

Presente de Natal?!?


A essa altura do campeonato todo mundo, até quem não entende ou joga videogame, já ouviu falar do projeto Natal – resposta da Microsoft ao Wii, mas o que todos querem (e esperam ansiosos para) saber é: será que ele vinga?

O Natal vem com a missão ser a mais nova revolução dos jogos, indo além da idéia da Nintendo. Mas, apesar da empolgação gerada na E3 creio que a grande maioria das pessoas esta um tanto céptica com relação à verdadeira inovação do projeto.

Muito de nós caíram no conto da Nintendo, é verdade que o Wii é revolucionário, mas devemos admitir que o console possui tremendos problemas que a empresa vem tentando consertar lançando periféricos como o WiiRemote que aumentam a sensibilidade que controle já deveria possuir desde o primeiro momento.
E quem não consegue ver os potenciais problemas do projeto Natal? A idéia hercúlea de entretenimento sem controles tem um grande potencial... para o desastre. Em primeiro lugar, as empresas ainda não estão preparadas para este grau de inovação em jogos, o que pode fazer do Natal um periférico de baixo uso.  Em segundo lugar, os usuários do XBOX 360 não são, em sua maioria, o tipo de público que uma idéia como projeto agradaria, é claro que a Microsoft busca uma fatia do mercado casual governado pela Nintendo. Em terceiro lugar, o funcionamento do Natal já beira o risco de problemas, como o não reconhecimento dos dedos. Isso pode tornar jogos como os FPS (se é que existirão para este periférico) quase impossíveis de serem operados do jeito mais divertido. A Microsoft corre um grande risco de cair em uma falta de jogos que explorem o potencial de sua extensão, e esta se torne mais uma frustração para os usuários.

Contudo, eu tenho que dizer que estou de dedos cruzados para que a idéia de certo. Estou esperando ansiosamente pelo resultado desta possível nova revolução na indústria. E digo mais, se o projeto Natal funcionar plenamente meu dinheiro já está separado para comprar um XBOX.

Só esse projeto seria capaz de me fazer trair a nintendista que há em mim comprando outro console. Foi mal Iwata, mas o Gates roubou outra idéia e vai fazer de tudo pra vender.

Apertem os cintos e preparem-se para essa guerra de titãs. E que venha o Natal!!!

1 comment:

Unknown said...

Acho o risco de FAIL muito pequeno. Eles estão investindo muita grana nisso, e já tem um monte de softhouses top desenvolvendo para o Natal.

O difícil vai ser criar algo sensacional, casual e sem o carisma dos personagens da Nintendo para poder roubar essa fatia da Nintendo.

Embora eu ache que eles vão dar um jeito, a maioria das pessoas já estará como você: optando por um segundo console, já que a vida útil desta geração já foi abertamente expandida e pode valer a pena ter dois em casa (um para a namorada/esposa e outro para o gamer, é claro).