12.3.10

PlayStation Move!!!



A decisão da Sony de lançar seu console, o PS3, com uma mídia cara e pouco difundida como é o caso do Blu-Ray é, até agora, olhada de forma estranha. Mas hoje com seu mais novo lançamento, o PlayStation Move, a Sony pode ter cravado mais um prego em seu caixão (isso é claro se o Natal for bem sucedido).
Temos um futuro incerto pela frente: a Nintendo não tem demonstrado nenhuma possível inovação em um futuro próximo e que pode causar uma estagnação; a Microsoft arrisca tudo no Projeto Natal que pode ser a nova cara dos jogos com movimento; e a Sony tentar entrar nessa corrida, com um candidato meio (para não dizer muito) duvidoso.

Vamos analisar o novo controle:
  • O layout do mesmo é extremamente similar ao WiiRemote, o que, considerando os problemas ergonômicos da Nintendo, não seria uma boa idéia de copiar. Um controle grande, pesado e difícil de acessar os botões (sem falar na estética horrível do mesmo, o que diabos seria aquela lâmpada na ponta???);
  •  Custo-benefício. O valor previsto é menos de $100, o que podemos considerar que deve chegar ao Brasil custando, por volta, R$450 o kit (câmera e um controle com lâmpada). Agora se formos levar em consideração a demonstração do controle na GDC 2010 muitos jogos precisam de dois controles, ou dois de lâmpada ou um de lâmpada e um com direcional, o que transforma o custo inicialmente baixo em algo mais exorbitante.
Sony Playstation Move for PS3: Official Photo Gallery released – GDC 2010 
  • E os jogos? A Sony está começando do mesmo jeito que a Nintendo, os mesmos jogos e nenhuma surpresa. O que vimos na GDC foram jogos de golfe, tênis de mesa, luta de espadas, arco e flecha, boxe, minigames que parecem terem sido extraídos da série Mario Party (sem os personagens carismáticos) e jogos de guerra, claro que todos com gráficos bem mais avançados, afinal esse é o slogan (não oficial) da empresa.


Agora a pergunta (de novo) é: será que vinga? As chances de sucesso da Sony dependem de alguns fatores como: o fracasso da Microsoft com o lançamento do Natal, pois caso contrario a Sony estará lançando uma tecnologia obsoleta;  a permanência da Nintendo em seu estado de hibernação; e jogos, jogos, e jogos, a Sony precisa mais do que tudo conseguir criar jogos que saiam dos limites que a Nintendo parou e que vão além, ela precisa se agarrar as franquias que lhe renderam tanto sucesso e adoração ao redor do mundo e fazer com que elas também possam usufruir de seu novo controle.

E o futuro pertence a quem aplicar melhor a nova tecnologia e nós jogadores ficamos na espera.

2 comments:

Luis Sick said...

so faltou o link dos videos para quem nao viu o funcionamento do controle.

Karla Dantas said...

Não conhecia este novo videogame e achei o post interessantíssimo, cunhada...

Mas, realmente, acho besteira lançar um videogame com um controle parecido em funcionalidade com o wii remote, baseando o marketing do videogame só nos gráficos superiores...

Eu, como consumidora, não compraria esse videogame já tendo o wii em ksa pra jogar, sinceramente... :P