19.11.09

O personagem não passa de um cursor de luxo...




Afinal de contas, qual a verdadeira importância do protagonista? Não digo que ele tenha que ter nome, ou rosto, para o debate em questão, um carro personalizado em Need For Speed não seria um personagem? E o que define um personagem? De acordo com o dicionário Michaelis personagem é: uma figura dramática, uma pessoa que figura em narração, poema ou acontecimento. Se considerarmos que para os jogos o personagem seria aquele que nos personifica no universo do jogo, então podemos considerar que um carro, um alien ou uma pessoa anônima é um protagonista, um personagem.

Muitos pensam que o design de personagens é uma perda de tempo, pois o que interessa para o jogador é o jogo em si, os desafios propostos, mas será que poderíamos imaginar o mundo de Mario sem aquele encanador barrigudo pulando por todos os lados? Ou Zelda sem o Link? Será que os jogadores realmente se interessavam 100% só pela jogabilidade, pelos gráficos ou pelo sangue que jorra de God of War? Ou será que a personalidade fascinante do anti-herói Kratos teve grande importância, tanto para o sucesso do jogo, quanto para a imersão dos usuários?

Como designer, é obvio que consigo ver a importância de um personagem na trama de um jogo, como jogadora, reconheço a pouquíssima probabilidade de um jogo me atrair caso ele não tenha um bom sistema de personificação de personagens ou um protagonista que me permita imergir na trama que é apresentada.

No caso de personagens de jogos, eles são como os personagens de filmes, que nos fazem sentir tudo ocorre na historia. Contudo, essa experiência nos games vai bem além, pois não estamos só vendo a historia acontecer, nos fazemos parte dela, nos somos os protagonistas, passamos pelos mesmos problemas, sofrimentos e perdas, a historia de um protagonista de game se torna, pela quantidade de horas que gastaremos jogando, a nossa própria historia.

E ainda vem gente querer me dizer que é perda de tempo se preocupar com o personagem?


Ahh, não vem que não tem!

No comments: